A Periodontologia consiste na área da Medicina Dentária que trata as doenças que afetam aos tecidos de suporte dos dentes: gengivas, osso alveolar e o ligamento periodontal.
Periodontologia
Doenças periodontais não tratadas podem levar a consequências irreversíveis na cavidade oral. A forma inicial da doença periodontal manifesta-se pela gengivite ou inflação das gengivas e é muito frequente. Se não se proceder ao tratamento da mesma, esta pode progredir para uma periodontite (inflamação/infeção do osso), a qual é provocada por bactérias, devido à acumulação de placa bacteriana e tártaro, e pode mesmo levar à destruição do osso e do ligamento periodontal, o qual permite a adesão dos dentes aos maxilares.
Assim sendo, o avanço desta doença, de caráter mais grave que a gengivite, pode levar à mobilidade dos dentes e consequente perda dos mesmos, constituindo, nos adultos, uma das maiores causas de perda de peças dentárias. Sintomas como inchaço e sangramento frequente das gengivas, retração gengival, presença de pus nas gengivas, mau hálito e/ou mau sabor na boca, mobilidade dentária, gengiva descolada, são alguns dos sintomas característicos das referidas doenças, as quais poderão ser evitadas com a realização de destartarizações/limpezas dentárias frequentes (6 em 6 meses), para além de uma boa higiene oral diária. Quando a doença já se encontra instalada é recorrente a realização de tratamentos como as raspagens e alisamentos radiculares, bem como o tratamento com antibiótico com vista à eliminação bacteriana.